terça-feira, 27 de agosto de 2013

Risco de aneurisma reduzido por dieta rica em fruta

Um estudo conduzido pelo Instituto Karolinska em Estocolmo demonstrou que a adoção de uma dieta rica em fruta pode ajudar na prevenção do aneurisma da aorta abdominal.
O aneurisma da aorta abdominal é uma condição que consiste numa dilatação da porção abdominal da aorta, a artéria maior do organismo, que percorre o abdómen. A rutura de um aneurisma traz um grande risco de morte por hemorragia. Os aneurismas são detetados através de ecografia.


Os investigadores liderados por Otto Stackelberg, aluno de doutoramento na unidade de epidemiologia nutricional do Instituto de Medicina Ambiental do Instituto Karolinska em Estocolmo, Suécia, seguiram 80.000 pessoas com idades compreendidas entre os 46 e os 84 anos, durante 13 anos. Durante o período de monitorização 1.100 dos participantes sofreram aneurisma da aorta abdominal, sendo que 222 tiveram rutura do mesmo.



Foi determinado que os participantes que consumiam mais de duas porções de fruta por dia, excluindo sumos, apresentavam um risco 25% menor de aneurisma da aorta abdominal e 43% menor de rutura do que aqueles que consumiam menos do que uma porção de fruta por dia. Os participantes que consumiam duas porções de fruta por dia apresentavam um risco 31% menor de aneurisma da aorta abdominal e 39% menor do que os que não consumiam qualquer fruta.



Segundo os investigadores, os altos níveis de antioxidantes na fruta parecem estar por trás dos benefícios protetivos contra a doença, através da redução da inflamação. O mesmo não parece ser o caso dos legumes, que são também ricos em antioxidantes mas não demonstraram reduzir o risco de aneurisma da aorta abdominal. Os legumes não possuem alguns tipos de oxidantes que estão presentes na fruta, afirma Otto Stackelberg.



“Um grande consumo de fruta pode ajudar a prevenir muitas doenças vasculares e o nosso estudo sugere que um menor risco de aneurisma da aorta abdominal estará entre esses benefícios”, comenta o autor principal do estudo. No entanto, o estudo não estabelece uma relação causa e efeito entre o consumo de fruta e a redução do risco de aneurisma da aorta abdominal.

2013-08-22
Estudo publicado na “Circulation”

Sem comentários:

Enviar um comentário