terça-feira, 20 de agosto de 2013

Proteína do leite materno pode reverter resistência aos antibióticos

Um complexo proteico encontrado no leite materno pode ajudar reverter a resistência aos antibióticos de bactérias causadoras da pneumonia e de infeções por Staphylococcus, sugere um estudo publicado na revista “Plos One”.
Após terem realizado estudos em células e em animais, os investigadores da University at Buffalo, nos EUA, descobriram que a proteína conhecida por HAMLET (sigla em inglês) aumentava a sensibilidade das bactérias a várias classes de antibióticos, incluindo penicilina e eritromicina.
O efeito encontrado foi tão pronunciado que o Streptococcus pneumoniaeresistente à penicilina e o Staphylococcus aureus resistente à meticilina (SARM) tornaram-se sensíveis a antibióticos aos quais anteriormente eram capazes de resistir, explicaram os investigadores.
“A HAMLET tem o potencial de reduzir as concentrações dos antibióticos que temos de utilizar contra as infeções e permite a utilização de antibióticos contra estirpes resistentes”, explicou em comunicado de imprensa, o líder do estudo, Anders Hakansson. As bactérias parecem ter dificuldade em desenvolver resistência ao HAMLET. Este complexo é capaz de provocar a morte de uma grande quantidade de bactérias durante várias gerações.
Um das coautoras do estudo, Laura Marks, refere ainda que contrariamente aos fármacos sintéticos, o HAMLET é um complexo que está naturalmente presente no leite materno, não estando por isso associada aos efeitos tóxicos frequentemente observados nos antibióticos capazes de eliminar os organismos resistentes.
Estes resultados são assim muito prometedores numa altura em que os hospitais estão a tentar conter as "superbactérias" como a SARM, a culpada pelas infeções hospitalares letais.
Estudo publicado na revista “Plos One”

Sem comentários:

Enviar um comentário